#Labs:

AVG Lab FAETERJ - Petropolis 

 

Um dos objetivos e resultados da primeira edição do FLISoL Petrópolis é a criação de um laborátorio voltado a produção audiovisual e gráfica, oAVG Lab TI Arts: Laboratório de Audiovisual e Artes Gráficas da FAETERJ - Petrópolis.

 

Produzir conteúdos audivisuais, gráfico, web, animações e modelagens para games, além de dar suporte de marketing e gestão de projetos para os outros laboratórios é a missão do AVG Lab.

 
MetaReciclagem FAETERJ - Petropolis 

 

Projeto “Metarreciclagem: Tecnologia, Sustentabilidade e Arte”, acontecendo na Faeterj Petrópolis.Envolvendo estudantes e professores , e coordenado pelo professor e artista plástico Marcelo Cocco Barçante.Visando o aproveitamento de lixo tecnológico e a conscientização das pessoas para um mundo melhor e sustentável.

 

O Projeto se desenvolve no âmbito da Agenda 21, que foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS).

 

ConecTAZes
 

ConecTAZ é uma maneira de descrever como a MetaReciclagem cria e ocupa espaços de acesso e compartilhamento de conhecimento. Ao contrário do modelo de telecentro, não objetiva somente o acesso à internet. A ConecTAZ é uma intervenção que visa a dinamização de redes sociais de conversas, troca de conhecimento e mobilização, com base na utilização crítica de software livre e com a intenção de gerar conhecimento livre. Pode ser permanente ou temporária, fixa ou móvel. O que diferencia uma ConecTAZ de um Esporo é justamente o fato de que não precisa de um espaço fixo e permanente para acontecer.

 

Em outras palavras: uma ConecTAZ é qualquer projeto de MetaReciclagem: uma iniciativa que tenha por objetivo mobilizar pessoas com interesses em comum para atuar com apropriação de tecnologia, mas sem ansiar por existência fixa e permanente.

 

Esporos
 

Um esporo é um espaço auto-gestionado de referência, desenvolvimento e replicação da MetaReciclagem. Se diferencia da ConecTAZ pelo fato de que seu foco não é o uso efetivo de estruturas metarecicladas para a criação de redes sociais, mas o planejamento, pesquisa e experimentação relacionados a essas estruturas.

 
Projeto MulherAda FAETERJ Petrópolis 

 

Projeto Mulher(Ada);Igualdade é uma questão de oportunidade! O projeto é uma proposta multidisciplinar, construído de forma coletiva pela comunidade acadêmica da FAETERJ Petrópolis, com o intuito de promover o ingresso de mulheres em projetos e cursos de ciência e tecnologia.

 

Este projeto busca incentivar a discussão de gênero na comunidade acadêmica e ampliar os espaços de trocas e experiências. Desta forma, um dos objetivos é proporcionar o desenvolvimento coletivo de iniciativas que promovam o desenvolvimento e implantação de uma política institucional sólida de defesa dos direitos humanos, respeito à diversidade, destinada a combater o sexismo, o racismo, a homofobia, o assédio moral, o preconceito social e quaisquer outras formas de discriminação.

 
SIR Lab FAETERJ Petrópolis

 

  • O Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica (SIR Lab) é um projeto de caráter de pesquisa onde alunos da FAETERJ e do CPTI trabalham na construção de artefátos robóticos com finalidade para participar das mais diversas competições de robótica e inteligência computacional em ambito regional, nacional e internacional. Atualmente as equipes do SIR Lab ensino superior participam da Competição Brasileira de Robótica (CBR) e da Latin American Robotics Competition (LARC) e os alunos do ensino médio participam da Olimpiada Brasileira de Robótica (OBR) e do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). O projeto além de incentivar os alunos a tornarem-se autodidatas serve também para fomentar conhecimento na área.

Install Fest FAETERJ Petrópolis 

 

Um Installfest é um evento, geralmente patrocinado por um grupo de usuários Linux, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software livre, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto.

 

Com esta finalidade, diversas comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes, onde iniciantes trazem seus computadores, e usuários experientes os auxiliam a instalar e configurar o sistema. Muitas vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Este tipo de evento recebe bem todo nível de conhecimento, de iniciantes a usuários avançados.

 

 

 

© 2016 AVG Lab. Orgulhosamente criado com Nova Sociedade Comunicação Ltda

FIQUE LIGADO
APOIO INSTITUCIONAL
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • YouTube B&W
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now